Publicidade


João Donato e seus dedos de ouro

A inauguração do Blog de João Donato acontece no começo da noite de domingo, 27 de maio, quando estamos há uma semana no Japão e Donato participa do terceiro show da temporada, em Abucho.

É a sexta vez que Donato viaja para cE A primeira foi em 1966 com o conjunto Bossa 66 de Sérgio Mendes. A segunda, se deu a convite do amigo japonês, o percussionista Ogawa, que viveu muitos anos no Brasil. Foi uma viagem inusitada de um mês, com o único propósito de conhecer o Japão.

Em 1995, Donato veio para lançamento do CD "Minha Saudade", em que a cantora nipo-brasileira Lisa Ono interpreta temas de Donato, com piano e arranjos do próprio. Em 2001, Donato viajou como convidado de Joyce, com quem compôs, no intervalo entre o primeiro e o segundo set, no camarim do Blue Note a música “FukuokaE uma homenagem Ecidade homônima. Em 2003, Donato veio para o lançamento do CD "João Donato com Wanda Sá”.

Dessa vez, ao final de 30 dias, João Donato terEcruzado o Japão de Sul a Norte para participar de 15 concertos, juntamente com outros nove pianistas  da décima edição do seleto E00 GoldfingersE/A>. A partir do dia 11 de junho Donato atuarEem cinco shows como convidado da cantora japonesa Noriko Ito, com quem gravou no Brasil o CD “A pazE lançado apenas no Japão e com músicas de Donato e seus parceiros.

O primeiro show aconteceu dia 24, em Fukuoka. Um espetáculo atúico que se repetirEem todas as salas: tocando em dois pianos encaixados , no meio do palco do Acros Fukuoka Event Hall,  os dez pianistas se revezaram em dois números de cinco minutos cada, um solo e outro acompanhados por baixo e bateria. Ao final, todos voltaram para o palco e tocaram ora em duplas, ora individualmente, em um tema de improviso. A pedido do presidente da All Arts Productions, Takao Ishizuka, Donato tocou Garota de Ipanema e Amazonas.

Colamos um mapa do Japão na parede do nosso quarto no hotel e fizemos o traçado imaginário do zigue-zague que os pianistas farão no paú, desde a quente Okinawa, no Mar do Japão, Elongú‹qua Sapporo ao norte do Paú, onde Ede dezembro a fevereiro - sopram os ventos da Sibéria. O segundo show foi ontem em Okinawa, um arquipélago formado por 168 ilhas bastante influenciadas pela cultura da China e da Polinésia. A cidade foi apelidada de “paraúoEpor Donato, afinal ele aproveitou o pouco tempo de sobra para encher uma mala de quinquilharias e presentinhos. SEnão pagamos pelo excesso de peso na viagem para Abucho graças Ehabitual simpatia de Donato com as atendentes da ANA, a All Nippon Airways.

 

Foto: Simone Portellada



Escrito por Ivone Belem às 08h19
[ ] [ Envie esta mensagem ]



[ ver mensagens anteriores ]


Histórico
08/07/2007 a 14/07/2007
17/06/2007 a 23/06/2007
10/06/2007 a 16/06/2007
03/06/2007 a 09/06/2007
27/05/2007 a 02/06/2007

Outros sites
Dicionário Cravo Albim da Música Brasileira
Instituto Memória Musical